Perguntas Mais Frequentes


Índice

  1. O que é a Biotecnologia?
  2. O que é o DNA?
  3. Onde encontramos o DNA?
  4. O que é uma proteína?
  5. O que é um clone?
  6. O que é um OGM?

Não ficou esclarecido? Há outras perguntas para as quais quer encontrar uma resposta?

Contacte-nos jorge.lima@fc.up.pt

Voltar à página principal


O que é a Biotecnologia?

A aplicação de organismos, sistemas biológicos ou processos biológicos na industria transformadora e de serviços designa-se Biotecnologia. A Biotecnologia moderna utiliza a tecnologia do DNA recombinante para conferir a Organismos Geneticamente Modificados (OGM) as características desejáveis. A data precisa da primeira utilização da Biotecnologia é desconhecida. Porém, podemos referir a produção de pão, vinho e cerveja como sendo das primeiras aplicações biotecnológicas.

Voltar ao topo da página

O que é o DNA ?

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é o material genético onde estão guardadas as informações sobre a constituição de todos os seres vivos. O DNA é constituído por uma cadeia dupla de nucleotídeos (unidade básica das cadeias polinucleotídicas). Cada nucleotídeo possui uma pentose, um grupo fosfato e uma base azotada. No caso do DNA a pentose é a desoxiribose e as bases azotadas podem ser a guanina, citosina, adenina e timina.  

Voltar ao topo da página

Onde encontramos o DNA ?

Podemos encontrar o DNA nas células procarióticas, nos núcleos das células eucarióticas, nas mitocrôndrias e nos cloroplastos. Alguns vírus também possuem DNA.

Voltar ao topo da página

O que é uma proteína?

As proteínas são polímeros de aminoácidos, que desempenham um papel estrutural e funcional importante nos seres vivos. Existem proteínas que integram a estrutura do nosso organismo, p.e. a miosina que se encontra nos músculos, a queratina que se encontra nas unhas e nos cabelos.  A hemoglobina é uma proteína que desempenha uma importante função no nosso organismo, o transporte de oxigénio. A sequência e o tipo de aminoácidos presentes numa proteína são determinados pelas sequências dos nucleotídeos da cadeia de DNA que a codifica.

Voltar ao topo da página

O que é um clone ?

A palavra clone é utilizada normalmente para referir-se a um organismo geneticamente igual a outro por exemplo, ao "reproduzir" vegetativamente uma planta por estacaria a nova planta é um clone da planta que lhe dá origem.

Porém, pode também ser utilizada para referir-se à população de organismos geneticamente iguais por exemplo, dois gémeos verdadeiros são um clone.

Voltar ao topo da página

O que é um OGM?

OGM é uma sigla referente aos organismos geneticamente modificados. Um OGM é um organismo ao qual, com recurso às tecnologias de DNA recombinante, se alterou o material genético. Desta forma, o organimo pode apresentar uma característica que anteriormente não apresentava, ou apresentava em menor grau.

Voltar ao topo da página

Voltar à página principal